Em 2023, na cerimónia de apresentação do projecto Celebrar Eduardo Lourenço e respectivo programa “A Arte ao Encontro de Eduardo Lourenço,” no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, foram anunciadas criações em várias disciplinas artísticas, tais como literatura, teatro, cinema e dança, bem como uma obra em banda desenhada, inspirada na personalidade e nos pensamentos daquele que é tido como o último grande pensador português.
Produzido por Longshot em parceria com a Edicarte, o trabalho Eduardo Lourenço: Ficção de Si Mesmo é assinado pelos escritores Diogo Figueira (Sagrada Família) e Sabrina D. Marques (Os Fotocines), e pelos artistas Daniel Maia (CoBrA: Operação Goa) e Susana Resende (Aurora Boreal em Reflexos Partilhados), e assume-se como uma ficção não-autorizada que visa realçar a personalidade transgressora do filósofo, apresentando as suas obras e reconstruindo livremente uma vida de afectos intelectuais e de acérrima defesa de ideais, inspirada pela sua musa, Annie Salomon, em que se cruzam manifestações oníricas e antecipações do futuro. Com sentido de actualidade, esta ficção abre um grito real contra um mundo em colapso.
Encontrando-se a obra em produção, os autores e o editor Vasco Sequeira (Produtor: Eduardo Lourenço- O Labirinto da Saudade), editam uma amostra da banda desenhada, complementada por esboços e diário de produção da escrita exclusivos, numa edição limitada e numerada, que estará disponível no Mercado do Livro do 19ª Festival Internacional BD de Beja, em que o projecto será apresentado, no Domingo, 9 de Junho, às 15h00.